segunda-feira, 15 de junho de 2020

11A1 - Matriz do teste de avaliação do 3º periodo


O teste será realizado em 2 partes:

- A primeira parte será realizada na aula presencial e e será constituída por um conjunto de questões de escolha múltipla. Os alunos responderão às questões através do telemóvel (no caso de alguém não ter dados no telemóvel responderá em papel - para evitar a circulação de materiais, as respostas serão fotografadas no fim da aula).

- A segunda parte será realizada fora da aula e consistirá num conjunto de questões de desenvolvimento que poderão ser realizadas com consulta.



Objectivos/Conteúdos:
1. Formular o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência filosófica.
2. Distinguir entre ciência e senso comum (conhecimento vulgar).
3. Distinguir entre teorias científicas e não científicas.
4. Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.
5. Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica.
6. Compreender o método experimental clássico (indutivo).
7. Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica.
8. Expor criticamente o papel da indução no método científico.
9. Distinguir entre ciência e senso comum (conhecimento vulgar).
10. Distinguir entre teorias científicas e não científicas.
11. Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.
12. Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas.
13. Explicar o racionalismo crítico de Karl Popper tendo e conta a sua concepção evolucionista do conhecimento.
14. Explicitar a falsificabilidade como princípio de demarcação.
15. Analisar a crítica de Popper ao indutivismo confirmacionista.
13. Discutir criticamente a teoria de Popper.
Materiais de estudo:
Expor criticamente o papel da indução no método científico.

Sem comentários:

Publicar um comentário