Trabalho de Grupo - Instruções

INDICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO



Instruções Gerais:


Guião de Apoio ao Trabalho

Como estruturar um texto argumentativo

Ficha de Planificação do Trabalho - versão para imprimir e preencher manualmente.

Ficha de Planificação do Trabalho - versão para editar no Word.


A. APRESENTAÇÃO FORMAL DO TRABALHO
1. Usar folhas brancas de formato A4.(apenas num dos lados)
2. Definir as margens das páginas como aquelas que estão previamente apresentadas no Word.
3. Usar 1,5 de espaçamento entre as linhas e o parágrafo/ texto estar alinhado como justificado.
4. Usar um dos tipos de letra que se seguem: Times New Roman, Arial ou Century Gotic. (tamanho11 pontos).
5. Numerar todas as páginas à exceção da folha de rosto e do índice, apesar deste último contar como página.
6. Se necessário, usar notas de pé de página para esclarecer algum aspeto que não convém esclarecer no corpo do texto, ou para fazer uma indicação bibliográfica.
Identificar corretamente todas as citações e referências bibliográficas
7. Folha de rosto
Deverá conter obrigatoriamente os seguintes elementos: designação da escola, disciplina, nome da professora, ano letivo, identificação do aluno, número, ano, turma, tema abordado e imagem alusiva ao mesmo. 
A inserção de qualquer outro elemento não referido mas que possibilite a valorização efetiva da folha de rosto será contabilizado no item correspondente à apresentação cuidada. A folha de rosto NÃO conta como página.

8. Índice
Deverá Indicar as diferentes secções (ex: utilização de numeração, cores ou outras opções) que correspondam efetivamente aos conteúdos do trabalho e que, simultaneamente, facilitem e orientem a consulta do mesmo. 

9. BIBLIOGRAFIA
Há vários métodos estabelecidos de referência bibliográfica. Podemos usar qualquer um deles mas só poderemos usar um ao longo do trabalho.
Os títulos dos livros e das revistas ou outras publicações são citados em itálico; os títulos dos artigos e capítulos dos livros são citados em redondo (ou seja, sem ser em itálico e sem ser em negrito).
A lista completa dos livros e artigos consultados deve ser apresentada no final do trabalho, com o título “Bibliografia consultada”, deverá usar o seguinte método de referência bibliográfica:
Livro:
Apelido do autor, Nome Próprio do Autor (data de publicação original), Título do Livro, Nome do Tradutor, Local, Editora, Data da edição portuguesa.
Exemplo:
Weston, Anthony,(1992), A Arte de Argumentar, Trad. Desidério Murcho, Lisboa, Gradiva, 1996. 

Capítulo de um livro:
Apelido do autor, Nome Próprio do Autor,( data de publicação original) «Título do Capítulo», in Título do Livro, Nome do Tradutor, Local, Editora, Data da edição portuguesa.
Exemplo:
Nagel, Thomas (1987), «O Sentido da Vida», in O Que Quer Dizer Tudo Isto?, Trad. Teresa Marques, Lisboa, Gradiva, 1995.

Artigo de revista: 
Apelido, Nome próprio do autor (ano da revista), «Título do Artigo». Nome da Revista, número da revista, paginação do artigo na revista.
Exemplo:
Branquinho, João (1993) «Lógica, Racionalidade e Atitudes». Crítica, 10, pp39-58.

Artigo de uma revista disponível na internet:
Apelido, Nome próprio do autor (ano da revista), «Título do Artigo». Nome da Revista, número da revista, endereço completo do artigo, data e hora de consulta
Exemplo:
Madeira, Pedro (2004),«Razão Instrumental e Razões para Agir». Trólei, 4, http://www.spfil.pt/trolei/tr_04madeira1.htm 11/01/2010 às 12h25m


Artigo da Internet:
Apelido, Nome próprio do autor do artigo (data de publicação original), «Título do Artigo». In Nome do site, endereço completo do artigo, data e hora de consulta

Exemplo:
Polónio, Artur(1995)«Como Escrever um Ensaio Filosófico», in CEF-SPF http://cef-spf.org/docs/ensaio.pdf. 11/01/2010 às 12h25m


A apresentação da bibliografia consultada deve respeitar a ordem alfabética obedecendo , sendo que deverá apresentar as seguintes secções: 
Livros 
Artigos de revista
Artigos da internet
Dicionários e Enciclopédias

10. CITAÇÕES
Ao longo do trabalho pode usar as palavras de um certo autor, chama-se a isso fazer citações. As citações têm de vir entre aspas, ou então separadas do corpo do texto, em letra mais pequena e com margens menores.
Por exemplo; Nelson Goodman afirmou que «Pensar que a ciência é em ultima análise motivada por fins práticos, avaliada e justificada por pontes, bombas e controlo da natureza, é confundir ciência com tecnologia». Ao colocar as palavras deste filósofo entre aspas, mostra-se que as palavras não são nossas. Mas além de as colocarmos entre aspas, temos de identificar corretamente a sua fonte. Isso poderia ser feito com uma nota de pé de página, onde se escreveria o seguinte:
Goodman, Nelson( 1968)  Linguagens da Arte: Uma Abordagem a Uma Teoria dos Símbolos. Trad. De Vítor Moura et al, Lisboa, Gradiva, 2006, p.256
É necessário indicar a página onde se encontra o texto citado. Quando a citação é mais longa, destacamo-la do corpo do texto, do seguinte modo:
«Pensar que a ciência é em ultima análise motivada por fins práticos, avaliada e justificada por pontes, bombas e controlo da natureza, é confundir ciência com tecnologia. A ciência procura o conhecimento sem atender às consequências práticas, ocupando-se da previsão enquanto teste e não enquanto guia de comportamento. A investigação desinteressada compreende simultaneamente a experiência científica e a estética». (Goodamn, 1968, pp.256-257)
No fim da citação, a indicação abreviada, entre parênteses, evita a necessidade de uma nota com a referência bibliográfica. Esta indicação remete para a lista de leituras colocada no final do trabalho. Chama-se a isto o sistema autor-data.
AAVV,  «Como Escrever um Ensaio de Filosofia»( Adapto) in A Arte de Aprender a Pensar – Caderno do Estudante, Lisboa, Didáctica  Editora, 2009( pp 8- 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário