Dizer que o homem é um ser biocultural não é simplesmente justapor entes dois termos, mas mostrar que ele se co-produzem e que se desembocam nesta dupla proposição:
- Todo o acto humano é biocultural (comer, dormir, defecar, acasalar, cantar, dançar, pensar ou meditar).
- Todo humano o acto humano é, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural.
Comecemos pelo primeiro ponto: o homem é um ser totalmente biológico. Antes de mais é preciso ver que todos os traços propriamente humanos derivam de traços específicos dos primatas ou dos mamíferos que se desenvolvem e se tornam permanentes. Neste sentido, o homem é um superprimata : traços que eram esporádicos ou provisórios no primata - o bipedismo, a utilização de utensílios e mesmo uma certa forma de curiosidade, de inteligência, de. consciência de si - tornaram-se sistemáticos no ser humano. Os sentimentos de fraternidade e de rivalidade que se encontram nos mamíferos desenvolveram-se também na nossa espécie: o homem tornou-se capaz da maior amizade com o da maior hostilidade para com o seu semelhante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtJqr1S5AzEMFSYkPvoXOYCGS4E6UPwr5pMDRAi0VsLspX-lX7SXK-SXWdP3gkH5a3qecGOIkc5JJn2jdBOX4QE2BjbFuc8XWZagS6Fni62gMQ-DXVmhyphenhyphen9yvBmQ22ZPY3B7jD6Gohu01YX/s1600/japone%CC%82s.jpg)
A ideia de uma definição biocultural do homem é fundamental e rica de consequências. O processo biocultural é um processo incessantemente recomeçado que, a cada instante, se refaz a nível dos indivíduos e a nível das sociedades. Eu definiria, por isso, a base da nova antropologia do seguinte modo: o ser humano é totalmente humano porque é, ao mesmo tempo, plena e totalmente vivo e plena e totalmente cultural.
|Edgar Morin, A unidade do homem - Vol.III, Ed. Cultrix.
___________
Actividades:
1. Identifique o problema central do texto.
1.1.Identifique a tese central do texto.
1.2.Explique a tese central do texto. (Min.200 palavras).
2. Explique a passagem sublinhada no texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário