quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Matriz Teste 1 - 11C3





Conteúdos:

Sequência 1 -O que é o conhecimento? - Introdução.

Sequência 2 - O problema da justificação do conhecimento.
Manual: pp. 148-165.


Sequência 3 - O problema da relação mente-corpo (o monismo e o dualismo)



Cepticismo from Paulo Gomes



Introdução ao racionalismo de Descartes

Como Descartes ultrapassa o cepticismo.

Da dúvida ao Cogito

Descartes - Ficha formativa.

1. Analisar a noção de conhecimento.
2. Definir o conceito de conhecimento.
3. Analisar a noção de verdade.
4. Definir o conceito de verdade.
5. Descrever o processo de conhecimento como uma relação sujeito-objeto.
6. Distinguir conhecimento a priori de conhecimento a posteriori.
7. Formular o problema da justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência filosófica.
8. Analisar a noção de crença.
9. Definir o conceito de crença.
10.Explicar a relação entre a verdade e a realidade.
11. Analisar a noção de justificação (do conhecimento).
12. Explicar a teoria do conhecimeno como crença verdadeira justificada.
13. Explicar o fundacionismo.
14. Analisar o problema da relação mente-corpo.
16. Avaliar as teorias monista e dualista.
17. Fundamentar uma posição filosófica consistente em relação ao problema e às teorias.
18. Explorar o problema da possibilidade do conhecimento: o cepticismo, o dogmatismo e o criticismo.
19. Explorar o problema da natureza do conhecimento: o racionalismo e o empirismo.
20. Avaliar o cepticismo como teoria gnoseológica (tendo em conta os principais argumentos cépticos).
22. Explicar o itinerário da dúvida ao Cogito como uma refutação do cepticismo.
23. Explicar porque é que a dúvida cartesiana é metódica. 
23. Explicitar a dúvida hiperbólica.
23. Explicar o Cogito como crença fundacional.
24. Avaliar a clareza e a distinção como critério de verdade.
25. Explicar como Descartes procurou sair do solipsismo: a ideia de Deus.
26. Definir os diversos tipos de ideia de acordo com Descartes: Inatas; adventícias e factícias.
27. Formular questões filosóficas.
28. Criar um texto argumentativo.

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