Filosofia 11 Recorrente - Módulo 6

Módulo 6
Sequência pedagógica.
Professor Paulo Gomes
Projeto Filosofar Liberta

A Filosofia na Cidade

Aula 1
A Filosofia e a Pólis grega

Objectivos:
1. Explicitar o conceito de Pólis.
2. Compreender que o nascimento da Filosofia está intimamente ligado à Pólis grega.
3. Interpretar a sociedade actual com base no legado da Filosofia da Grécia Antiga.






A Filosofia surgiu no século VII a.C, num período histórico em que as cidades gregas da Jónia, em especial Mileto, se desenvolveram como grandes entrepostos comerciais.
Isso fez surgir uma classe social composta por comerciantes abastados que pôde dedicar-se ao questionamento e à reflexão sobre a melhor forma de orientar a vida dos seres humanos dentro da cidade (Pólis).
Esse movimento rompeu, a pouco e pouco, com a visão mítica do universo que era predominante nas sociedades arcaicas e levou a profundas alterações da vida em sociedade, com um cada vez maior investimento na elaboração de leis com uma base racional, assente na ideia segundo a qual o destino dos seres humanos se deve regular por princípios racionais e não por crenças e superstições.
Nesta primeira fase do desenvolvimento do pensamento filosófico os grandes centros de desenvolvimento cultural da Grécia situavam-se nas cidades com uma maior atividade comercial, ligada ao tráfego marítimo, e que estabeleciam ligações muito intensas com todas as partes do mundo então conhecido.
Isso permitiu aos sábios gregos recolher e integrar na sua cultura as maiores aquisições culturais do seu tempo como a escrita alfabética desenvolvida pelos Fenícios ou a matemática dos Egípcios, por exemplo.



Foi esse caldo cultural que consolidou a Pólis grega como uma estrutura social típica de todo o mundo grego: a cidade-estado era uma unidade politicamente independente e tinha um conjunto de infraestruturas que garantiam o seu funcionamento. 
Por outro lado, cada cidade-estado tinha uma constituição e um corpo de leis, bem como um conjunto de instituições políticas.
Dentro deste enquandramento, os regimes políticos eram diferentes e assumiam colorações diferenciadas, muitas vezes seguindo ditames de ordem geográfica, ao longo do tempo consolidaram-se dois modelos de funcionamento político: o modelo ateniense, que surge como a primeira democracia da História, e o modelo de Esparta, oligárquico (ou seja, onde poucos governavam). Estes eram considerados os 'melhores' de entre os cidadãos, por isso também se pode falar em Aristocracia, ou seja, 'o governos dos melhores (aristoi -ἄριστοι).




Vamos prestar atenção ao seguinte texto de Marilena Chauí:

"A Filosofia é grega"




"A Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas, se tornou, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante da chamada cultura europeia ocidental [...].

Através da Filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte." M. Chauí "A Filosofia é grega"


A Justiça Social
Desde a antiguidade grega que a inquirição filosófica tem na justiça social um dos seus principais focos de investimento.
Os primeiros filósofos foram chamados a participar na fundação de novas cidades-estado, nascidas do impulso colonizador da cultura grega, interessada em alargar o âmbito da sua presença no mundo conhecido pela fundação de cidades que pudessem começar a partir duma base civilizacionalmente estabelecida num conjunto de atitudes básicas perante o mundo, plasmado numa constituição que garantia o império do da Lei (nomos) sobre a Natureza (physis).
A fundação das novas cidades-estado tinha um cunho ritual muito vincado, ligado às práticas religiosas das cidades de origem, mas o cuidado crescente que foi sendo posto na elaboração da constituição dessas novas esferas de racionalidade pública, mostra que a política era assumida como uma esfera da afirmação do humano e das capacidades de organização e de produção de sentido inerentes ao Lógos, à Razão. E a emergência da Filosofia está ligada a este movimento de afirmação sócio-cultural do Lógos e da convivialidade racionalmente investida dum sentido político.
Ver o texto completo

Atividade 1



Videoaulas sobre a democracia ateniense:





Textos de apoio:

Princípios da Democracia Ateniense



Sem comentários:

Enviar um comentário