Versão 1
GRUPO II
1. Identifique a afirmação errada:
(A) O principal problema de Descartes é o de encontrar a garantia de que o nosso conhecimento é absolutamente seguro;
(B) o primeiro conhecimento absolutamente seguro é a existência do sujeito que tem consciência de que os sentidos e o entendimento o podem enganar;
(C) Descartes consegue provar que há só uma verdade: 'penso, logo existo';
(D) a condição necessária para que algo seja declarado conhecimento absolutamente seguro é resistir completamente à dúvida;
(E) nenhuma das afirmações está errada.
2. O cogito é:
(A) Alcançado através da experiência;
(B) a prova de que a verdade não existe;
(C) a primeira verdade alcançada através da dúvida;
(D) a base da dúvida metódica.
3. De acordo com a definição tradicional de conhecimento,
(A) A opinião é condição necessária e suficiente do conhecimento;
(B) uma crença falsa pode ser conhecimento;
(C) a justificação é condição suficiente do conhecimento;
(D) a crença é condição necessária do conhecimento;
(E) nenhuma das afirmações está correta.
4. Segundo Descartes, o critério de verdade é:
(A) A delicadeza e a exatidão;
(B) a clareza e a não contradição;
(C) a delicadeza e a distinção;
(D) a clareza e a distinção;
(E) nenhuma das afirmações está correta.
6. Segundo Descartes, apenas é verdadeira a seguinte afirmação:
(A) Sabemos que o mundo exterior é real porque os sentidos o comprovam;
(B) sabemos que o mundo exterior é real porque sabemos que o sujeito existe;
(C) sabemos que o mundo exterior é real porque o cogito é um princípio indubitável que garante a sua existência;
(D) sabemos que Deus existe porque o mundo exterior é real.
5. De acordo com a filosofia cartesiana, Deus existe porque:
(A) O universo físico tem de ter uma causa;
(B) a organização do Universo aponta para um criador inteligente;
(C) a própria ideia de ser perfeito implica a sua existência;
(D) nenhuma das respostas anteriores é correta.
7. Num raciocínio indutivo forte, a verdade
(A) da conclusão é garantida pela verdade das premissas;
(B) da conclusão é garantida pela validade das premissas;
(C) das premissas torna provável a validade da conclusão;
(D) das premissas torna provável a verdade da conclusão.
8. Analise os seguintes termos:
1. 'Sereia'.
2. 'Vela de cera'.
3. 'Ser Perfeito'.
- Escolha a alternativa que identifique corretamente os termos de acordo com a perspectiva cartesiana:
(A) 1. Ideia inata; 2. ideia adventícia; 3. ideia factícia.
(B) 3. Ideia inata; 2. ideia adventícia; 1. ideia factícia.
(C) 1. Ideia adventícia; 2. ideia adventícia; 3. ideia factícia.
(D) 1. Ideia inata; 2. ideia adventícia; 3. ideia inata.
9. Dado o seguinte silogismo:
Todos os matemáticos são racionalistas
Alguns cartesianos são racionalistas
Logo, Alguns cartesianos são matemáticos
9.1. Decida qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a figura e o modo do silogismo:
(A) 1ª figura; modo: IAA.
(B) 2ª figura; modo: AII.
(C) 2ª figura; modo: IAI.
(D) 3ª figura; modo: AOA.
9.2. Este silogismo é:
(A) Válido, porque não viola nenhuma regra de validade silogística.
(B) Inválido, porque o termo médio não está distribuído pelo menos uma vez.
(C) Inválido, porque o termo menor está distribuído na conclusão sem o estar na premissa menor;
(D) nenhuma das alternativas está correta.
10. O conhecimento a posteriori:
(A) Deriva da experiência;
(B) deriva da razão;
(C) nunca deriva da experiência;
(D) nenhuma das respostas anteriores é correta.
11. Um sujeito sabe que P a priori e sabe que Q a posteriori, se, e só se,...
(A) sabe que P e sabe que Q pelo pensamento apenas;
(B) sabe que P pelo pensamento apenas e sabe que Q através da experiência;
(C) sabe que P e sabe que Q através da experiência;
(D) sabe que P através da experiência e sabe que Q pelo pensamento apenas;
(E) nenhuma afirmação está correta.
12. Qual das opções se refere ao conhecimento por contacto?
(A) A linha reta é a distância mais curta entre dois pontos;
(B) o salmão é um peixe de água doce;
(C) ontem passei o dia a observar os pássaros do parque da cidade;
(D) aos 6 anos aprendi a andar de bicicleta.
13. "As pessoas ou são boas ou são más. As pessoas antipáticas não são boas, logo são más." Identifique a falácia cometida neste enunciado:
(A) Petição de princípio;
(B) Falso dilema;
(C) Ataque pessoal;
(D) Bola de neve.
14.Um argumento por analogia é um argumento:
(A) dedutivo que parte de uma boa comparação entre realidades diferentes;
(B) não dedutivo que parte de semelhanças entre realidades diferentes;
(C) dedutivo que parte de certo número de semelhanças entre realidades diferentes;
(D) não dedutivo que parte de diferenças relevantes entre realidades semelhantes.
GRUPO II
Leia o texto seguinte.
TEXTO A
“(...)Esta verdade, eu penso, logo, existo
1. Segundo David Hume podemos considerar o cogito um conhecimento a priori? Justifique com base na forma como David Hume encara o conhecimento sensorial e o conhecimento racional. (20 pontos)
2. Porque é que, de acordo com Descartes, não podemos duvidar da verdade do cogito? (15 pontos)
3. Justifique a seguinte afirmação: “O cogito é uma verdade necessária”.
(10 pontos)
GRUPO III
Leia atentamente o texto que se segue.
TEXTO B
“Descartes (...) procurava verdades que nenhum cético pudesse desafiar. Para descobri-las, começou por adotar um método de dúvida cética, rejeitando todas as crenças que poderiam, sob qualquer condição imaginável, ser falsas ou duvidosas. Rejeitou prontamente as crenças baseadas nos sentidos porque estes às vezes nos enganam. Rejeitou as crenças sobre a realidade física porque o que consideramos ser tal realidade pode fazer apenas parte de um sonho. Rejeitou as crenças baseadas no raciocínio porque podemos ser sistematicamente enganados por uma força demoníaca.” Richard Popkin
1. Descartes conseguiu mesmo refutar o cepticismo? Como? Na sua justificação deve centrar-se no argumento céptico da regressão infinita. (20 pontos).
2. O que é que distingue a dúvida cartesiana da dúvida céptica? Justifique tendo em conta as características da dúvida cartesiana. (15 pontos)
GRUPO IV
Leia o texto seguinte.
Texto C
“[…] Quando analisamos os nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos ou sublimes que possam ser, sempre constatamos que eles se decompõem em ideias simples copiadas de alguma sensação ou sentimento precedente. Mesmo quanto àquelas ideias que, à primeira vista, parecem mais distantes dessa origem, constata-se, após um exame mais apurado, que dela são derivadas.
A ideia de Deus, no sentido de um Ser infinitamente inteligente, sábio e bondoso, deriva da reflexão sobre as operações da nossa própria mente e de aumentar sem limites aquelas qualidades de bondade e de sabedoria.”
David Hume, «Investigação sobre o Entendimento Humano», in Tratados Filosóficos I, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 20021.1. Nomeie os tipos de percepção da mente, segundo Hume. (06 pontos)
1.2. Explicite, a partir do texto, a origem da ideia de Deus na filosofia de Hume.(14 pontos)
2. Confronte as ideias expressas no texto de Hume com o racionalismo de Descartes.
(15 pontos)
Correção (download)
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11ºE
GRUPO II
Leia o texto seguinte.
TEXTO A
“(...)Esta verdade, eu penso, logo, existo , era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar.” Descartes, Discurso do Método
1. Podemos considerar o cogito um conhecimento por contacto? Justifique com base na forma como Descartes encara o conhecimento sensorial e o conhecimento racional. (20 pontos)
2. Porque é que, de acordo com Descartes, não podemos duvidar da verdade do cogito? (15 pontos)
3. Justifique a seguinte afirmação: “O cogito é um conhecimento a priori”.
(10 pontos)
GRUPO III
Leia atentamente o texto que se segue.
TEXTO B
“Descartes (...) procurava verdades que nenhum cético pudesse desafiar. Para descobri-las, começou por adotar um método de dúvida cética, rejeitando todas as crenças que poderiam, sob qualquer condição imaginável, ser falsas ou duvidosas. Rejeitou prontamente as crenças baseadas nos sentidos porque estes às vezes nos enganam. Rejeitou as crenças sobre a realidade física porque o que consideramos ser tal realidade pode fazer apenas parte de um sonho. Rejeitou as crenças baseadas no raciocínio porque podemos ser sistematicamente enganados por uma força demoníaca.” Richard Popkin
1. Descartes conseguiu mesmo refutar o cepticismo? Como? Na sua justificação deve centrar-se no argumento céptico da regressão infinita. (20 pontos).
2. O que é que distingue a dúvida cartesiana da dúvida céptica? Justifique tendo em conta as características da dúvida cartesiana. (15 pontos)
GRUPO IV
Leia o texto seguinte.
TEXTO C
“[…] Embora vejamos o Sol muito claramente, não devemos por isso julgar que ele só tem a grandeza que vemos; e podemos à vontade imaginar distintamente uma cabeça de leão unida ao corpo de uma cabra, sem que tenhamos de concluir que no mundo existem quimeras: porque a razão não garante que seja verdadeiro o que assim vemos ou imaginamos. Mas sugere-se que todas as nossas ideias ou noções devem ter algum fundamento de verdade; porque não seria possível que Deus, que é inteiramente perfeito e completamente verdadeiro, as tivesse posto em nós sem isso.” René Descartes, Discurso do Método
2. O excerto sublinhado no texto é uma petição de princípio? Justifique.
(14 pontos)
3. Concorda com o fundacionismo racionalista de Descartes? Fundamente a sua resposta com, pelo menos, três razões. (25 pontos)
Correção (download)
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