quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Teste 1 - Matriz

Nota: neste teste é obrigatório o uso de folha de teste.
Seja original e crítico nas suas respostas.
O teste terá a duração de 90 minutos.

Critérios gerais de correção de testes sumativos

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(até 24 horas antes do teste - deve indicar o nome, nº. e turma)


Conteúdos:

1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar.
1.1.1. O que é a filosofia?
1.1.2. A definição etimológica do termo 'Filosofia'.
1.1.3. O texto "Em frente da lei" - análise da atitude do camponês em contraste com a atitude filosófica.
1.1.4. A alegoria da caverna.
1.1.5. O espanto como a origem da filosofia: a importância filosófica do reconhecimento da ignorância.
1.1.6. O exemplo de Sócrates.
1.1.6.1. O método socrático.
1.1.7. A especificidade da filosofia.
1.1.7.1. A filosofia como uma atividade crítica.
1.1.7.2. A filosofia como um saber problematizante.

1.2. Quais são as questões da filosofia?
1.2.1. Os diversos tipos de questão.
1.2.1.1. As características das questões filosóficas: a) respostas abertas ao questionamento (as questões filosóficas nunca têm uma resposta unívoca; b) universalidade; c) abstração.
1.2.1. Senso comum, ciência e filosofia.
1.2.1.1. As principais características do senso comum.
1.2.1.2. A filosofia e a ciência enquanto saberes racionais.
1.2.1.2.1. A filosofia e a ciência como saberes que buscam a verdade.
1.2.1.2.1. A filosofia como uma visão integradora do saber (totalizante), distinta da visão parcelar (especializada) da ciência.
1.2.1.3. As principais características da filosofia: radicalidade, autonomia, historicidade e universalidade.

Conceitos:

Autonomia    Atitude Filosófica      Alegoria    Conceito   Crítica     Dúvida
Especificidade   (especificidade da Filosofia)
Filosofia  
Historicidade      Heteronomia
Método
Pensar   (pensar por si próprio)
Problema      Questão    (os diversos tipos de questão)    (as questões filosóficas)
Pressuposto(s)
Radicalidade        Reflexão      Senso Comum
Universalidade   Utilidade da Filosofia
Tese
Verdade

Objectivos:

1. Definir etimologicamente o termo 'Filosofia';
2. Interpretar o quadro de Caravaggio sobre Narciso tendo em conta a importância filosófica do conhecimento de si próprio.
3. Comparar o quadro de Caravaggio sobre Narciso com a escultura "O Pensador" de Rodin, atendendo à natureza da reflexão filosófica.
4. Analisar o texto "Em frente da Lei", comparando a atitude do camponês com a atitude do filósofo;
5. Reconhecer a importância filosófica do 'conhece-te a ti mesmo' socrático;
6. Refletir sobre o método socrático;
7. Reconhecer a importância filosófica do espanto/da admiração (o reconhecimento da ignorância);
8. Caracterizar a filosofia como uma busca da verdade;
9. Caracterizar o senso comum;
10. Distinguir a filosofia do senso comum;
11. Caracterizar a filosofia a partir das suas principais características (radicalidade; autonomia; historicidade e universalidade);
12. Distinguir a Filosofia e a Ciência;
13. Confrontar a filosofia com a ciência tendo em conta o objecto de cada um destes saberes ("A filosofia visa a totalidade do real");
14. Explicar a alegoria da caverna;
15. Definir o conceito de problema;
16. Identificar os diversos tipos de questão utilizados na Filosofia;
17. Distinguir as questões filosóficas dos outros tipos de questão;
18. Explicar a atitude filosófica;
19. Reconhecer que a filosofia é um saber pessoal e a ciência, um saber objetivo (impessoal);
20. Problematizar a utilidade da Filosofia;
21. Identificar os pressupostos de teses (opiniões);
22. Posicionar-se criticamente perante teses (opiniões);
23. Interpretar textos filosóficos;
24. Construir argumentações sólidas.

Recursos:

Manual - da p.11 à p. 19; da p. 29 à p. 31; da p. 32 à p.34; p. 36.

Documentos:












Recursos digitais



Estrutura do teste:

Grupo I - 10 a 20 questões de escolha múltipla.
             - 5 a 10 questões de verdadeito/falso.

Grupo II - 2 a 3 questões de resposta orientada.

Grupo III - 1 questão de desenvolvimento.


TESTE MODELO

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