segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Axiologia




A axiologia é a disciplina filosófica que estuda os valores, também designada como filosofia dos valores.
Esta disciplina estuda um conjunto de problemas fundamentais para a compreensão de todos os fenómenos humanos, em especial os que se ligam aos campos da moral, da estética e da religião:

O que são os valores?
Qual a função dos valores?
Qual a origem dos valores?
Os valores são absolutos ou relativos?
Qual a relação entre os valores e a cultura?
Qual a origem da atual crise dos valores?

Estas são algumas das questões que exploram os principais problemas axiológicos.
_____

Axiológico é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor.

O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.

A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria).

Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.

De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.

A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado etc.) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário