Grupo I (10 x 5 pontos)
Escolha apenas uma
alternativa em cada questão.
1. A afirmação "Não há códigos morais
únicos nem valores absolutos" identifica-se com a perspectiva filosófica
que habitualmente designamos por:
(A) etnocentrismo;
(B) dogmatismo;
(C) absolutismo;
(D) subjetivismo.
2. Os juízos de valor são enunciados objetivos.
Esta afirmação é:
(A) verdadeira, porque os
juízos de valor são afirmações sobre diferentes sujeitos;
(B) verdadeira, porque os
juízos de valor são enunciados que derivam da valoração que o sujeito faz da
realidade;
(C) falsa, porque os juízos
de valor são derivados da imaginação coletiva;
(D) falsa, porque os juízos
de valor são enunciados subjetivos.
3. "Os valores são hierarquizáveis, isto
é, num dado contexto social e cultural, todos os indivíduos estabelecem as
mesmas prioridades, seguindo a mesma escala de valores." Este enunciado é:
(A) verdadeiro, porque há
valores superiores e inferiores;
(B) falso, porque todos os
valores têm a mesma importância;
(C) verdadeiro, porque embora
existam valores superiores e inferiores, as pessoas podem ter prioridades
diferentes e seguir diferentes escalas de valores;
(D) falso, porque embora
existam valores superiores e inferiores, as pessoas podem ter prioridades
diferentes e seguir diferentes escalas de valores.
4. A perspectiva axiológica que nega que os
valores são propriedades reais existentes nos objetos ou numa realidade ideal
designa-se por:
(A) subjetivismo;
(B) objetivismo;
(C) ontologismo;
(D) naturalismo.
5. O que distingue os atos voluntários dos atos
involuntários:
(A) é que os primeiros são
conscientes e os segundos, inconscientes;
(B) é que os primeiros são
inconscientes e os segundos são conscientes;
(C) é que os segundos são
causados pela vontade do agente;
(D) é que os segundos não são
causados pela vontade do agente.
6. O facto de eu afirmar que a justiça se opõe
à injustiça, confirma que:
(A) os valores são
hierarquizáveis;
(B) os valores são bipolares;
(C) os valores são
universais;
(D) os valores são
objectivos.
7. A Razão segue princípios lógicos comuns a
todos os seres racionais e é isso que permite à Filosofia ir além da relatividade
do senso comum. Esta afirmação refere-se a uma característica da Filosofia. A
qual?
(A) à historicidade;
(B) à radicalidade;
(C) à universalidade;
(D) à autonomia.
8. 'O João sentiu fome. Como estava em casa foi
ao frigorífico e reparou que tinha todos os ingredientes para fazer uma sandes
de fiambre. Decidiu, então comer uma sandes e beber um copo de leite. Depois
deste lanche sentiu-se saciado.'
Das seguintes opções, escolha a que melhor
identifica os elementos constitutivos desta ação:
(A) Agente: o João; Motivo:
a fome; Intenção: a decisão de comer uma sandes e beber um copo de
leite; Consequência(s) da ação: a saciedade;
(B) Agente: o João; Motivo:
a decisão de comer uma sandes e beber um copo de leite; Intenção: a fome
; Consequência(s) da ação: a saciedade;
(C) Agente: o João; Motivo:
o sentir-se saciado; Intenção: a fome ; Consequência(s) da ação:
a decisão de comer uma sandes e beber um copo de leite;
(D) Agente: o João; Motivo:
a decisão de comer uma sandes e beber um copo de leite; Intenção: a
saciedade; Consequência(s) da ação:
a fome.
9. Analise as seguintes afirmações:
1. 'Portugal é o melhor país
da Europa para se viver';
2. 'Hoje em Faro registou-se
uma temperatura de zero graus à meia-noite';
3. 'A Torre de Belém é um
edifício manuelino';
4. 'Camões é o melhor
escritor português de todos os tempos';
5. 'Cristiano Ronaldo é o
futebolista português com mais títulos'.
Das seguintes alternativas, escolha a que
identifica corretamente quais das afirmações são juízos de valor:
(A) 1; 4; 5;
(B) 1; 4;
(C) 1; 3; 5;
(D) 2; 4.
10. A axiologia é a disciplina filosófica que
estuda:
(A) a totalidade do real;
(B) as condições de
possibilidade da valoração;
(C) as condições de
possibilidade do pensamento;
(D) o homem e as suas
experiências de vida.
11. O etnocentrismo defende que:
(A) todas as culturas são
importantes;
(B) há culturas mais
evoluídas que devem dialogar com as restantes;
(C) há culturas mais evoluídas
que devem servir de modelo para as restantes;
(D) é através do diálogo
intercultural que as culturas evoluem.
12. O homem é produto e produtor de cultura.
Isto significa que:
(A) o homem é capaz de se
adaptar ao meio;
(B) o homem evolui de acordo
com as leis da natureza;
(C) o homem é a única espécie
que comanda a sua evolução;
(D) o homem é um animal
completamente determinado pela evolução biológica.
13. O multiculturalismo defende que:
(A) é através do diálogo
intercultural que as culturas evoluem;
(B) há culturas mais
evoluídas que devem servir de modelo para as restantes;
(C) há culturas menos
evoluídas que devem aprender com as mais evoluídas;
(D) o diálogo intercultural é
um perigo para cada uma das culturas.
Grupo II
Texto 1
I
Numa cidade da Europa, uma mulher estava a
morrer de cancro. Um medicamento descoberto recentemente por um farmacêutico
dessa cidade podia salvar-lhe a vida. A descoberta desse medicamento tinha
custado muito dinheiro ao farmacêutico, que agora pedia dez vezes mais por uma
pequena porção desse remédio. Henrique, o marido da mulher que estava a morrer,
foi ter com as pessoas suas conhecidas para lhe emprestarem o dinheiro pedido
pelo farmacêutico. Foi ter, então com ele, contou-lhe que a sua mulher estava a
morrer e pediu-lhe para o deixar levar o medicamento mais barato. Em
alternativa, pediu-lhe para o deixar levar o medicamento, pagando mais tarde a
metade do dinheiro que ainda lhe faltava. O farmacêutico respondeu que não, que
tinha descoberto o medicamento e que queria ganhar dinheiro com a sua
descoberta. Henrique, que tinha feito tudo ao seu alcance para comprar o
medicamento, ficou desesperado e pensou assaltar a farmácia e roubar o
medicamento para a sua mulher.
II
Supondo que Henrique assaltava a Farmácia. A notícia
do roubo apareceu no jornal. João, um polícia que conhecia Henrique, leu a
notícia e lembrou-se de o ter visto a sair correndo da tal Farmácia. Como era
amigo de Henrique, e conhecendo o seu caso, perguntou a si mesmo se deveria
denunciá-lo.
III
Supondo que João prendia Henrique, este é
levado a tribunal e compete agora ao Juiz determinar qual a sua sentença.
Lawrence Kohlberg
1. Se o polícia João fosse um seguidor do
objetivismo axiológico, ele sentir-se-ia obrigado a denunciar o Henrique?
Responda a esta questão caracterizando o objetivismo axiológico. (30
pontos)
2. Tendo em conta os valores que estão presentes
na decisão do Henrique em assaltar a farmácia, qual deve ser a decisão do juiz
se usar a Razão como critério valorativo? Justifique a sua resposta tendo em
conta as principais características dos valores (pode referir-se à bússola dos
valores).
(30
pontos)
3.
Se não
existissem valores, o Henrique podia ter decidido roubar o medicamento?
Justifique a sua resposta. (30
pontos)
Grupo III
Este grupo é composto por uma questão de
desenvolvimento.
Texto 3
Jó é um jovem proveniente de
uma família desestruturada a quem os país sempre negaram o afeto que uma
criança e depois adolescente precisa e com quem a sociedade nunca se importou
em nome de falsas morais e valores vazios de humanismo.
Rosa é uma mulher com 70
anos, com uma passado antifascista, que certamente muito a ajudou a compreender
Jó. Não vou falar mais do argumento deste magnífico filme porque só quem o vê
consegue viver as mensagens que o mesmo contém e que me levam a ver nele um
enorme poema recheado de valores que felizmente ainda existem na atual
sociedade e que teimam em contrariar a ideia de que esta época e a nossa
sociedade está vazia de ideais e de valores humanistas. Carlos Portelo (Texto
adaptado).
1. Comente o texto 3, tendo em conta os
seguintes parâmetros:
a)
A importância dos valores na vida humana;
b)
a sua interpretação do filme;
c)
os valores partilhados por Jó e Rosa. (45
pontos)
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