terça-feira, 10 de março de 2015

Teste 4 - Matriz


Nota: neste teste é obrigatório o uso de folha de teste.
Seja original e crítico nas suas respostas.
Deve desenvolver as suas respostas!

NOVO: 
TESTE MODELO SOBRE OS VALORES ÉTICOS

Esclarecimento de dúvidas por email
(até 24 horas antes do teste - deve indicar o nome, nº. e turma)

Objectivos / Conteúdos:

1. Caracterizar a filosofia a partir das suas principais características: radicalidade; autonomia; historicidade e universalidade;
2. Identificar os diversos elementos constitutivos da ação (os conceitos da ‘rede conceptual da ação’);
3. Definir e relacionar os conceitos de agente, motivo, intenção e consequências (da ação);
4. Distinguir atos voluntários e involuntáriosApresentação
6. Definir o conceito de valor.
7. Compreender a relação entre a ação humana e os valores;
8. Caracterizar os valores tendo em conta as suas principais características: matéria, polaridade e hierarquia;
9. Explicar a valoração e os critérios valorativos, tendo em conta a bússola dos valores;
10. Caracterizar e distinguir juízos de facto e juízos de valor;
18. Problematizar a natureza dos valores: os valores são subjetivos ou objetivos?
19. Explicar a teoria objetivista tendo em conta as suas teses e argumentos;
20. Explicar a teoria subjetivista tendo em conta as suas teses e argumentos;
21. Explicar a teoria estruturalista tendo em conta as suas teses e argumentos;
22. Analisar conflitos de valores/ Definir o conceito de conflito de valores;
24. Reconhecer a importância da Razão como critério valorativo;
25. Definir o conceito de  cultura;
26. Explicar porque é que o homem é produto e produtor da cultura;
28. Analisar o conceito de identidade cultural;
29. Reconhecer a importância da diversidade cultural;
31. Definir e interpretar o etnocentrismo;
32. Definir e interpretar o relativismo cultural;
33. Definir e interpretar o interculturalismo;
34. Definir o conceito de moral;
35. Definir o conceito de ética;                
36. Distinguir a ética da moral;
37. Compreender a natureza das normas morais;
38. Usar a Razão como critério de deliberação moral na análise ética de situações;
39. Definir o relativismo moral;
40. Compreender que o relativismo moral é eticamente insustentável;
41. Compreender a ética como uma fundamentação racional da ação moral;
42. Definir e distinguir a ética deontológica e a ética teleológica;
43. Compreender a ética deontológica de Kant;
44. Compreender o imperativo categórico como critério moral racional;
45. Compreender a universalização (universalizibilidade) como a base de aplicação do imperativo categórico;
46. Reconhecer e aplicar as duas versões do imperativo categórico;
47. Distinguir entre autonomia e heteronomia;
48. Compreender a pessoa como fim em si mesmo;
49. Distinguir entre preço e dignidade (entre coisa e pessoa);
50. Distinguir agir por dever e agir conforme ao (ou em conformidade com) o dever;
51. Analisar criticamente a ética deontológica de Kant, atendendo às suas possíveis limitações;
52. Colocar problemas de forma pertinente;
53. Identificar problemas, teses e argumentos;
54. Construir argumentações sólidas.
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Questões de verificação da aprendizagem

1. Qual é a relação entre os valores e a acção humana?

2. O que são os valores?

3. O que significa dizer que os valores são construções humanas?

4. De que modo podem os valores orientar e guiar o agir?

5. Que tipos de valor estão presentes na nossa vida?

6. Que características podemos atribuir aos valores? Como explicar cada uma dessas características?

7. O que distingue juízo de facto de juízo de valor?

8. O que defende o objetivismo axiológico? E a teoria subjetivista?

9. O que são conflitos de valores? E critérios valorativos?

10. Sou capaz de dar exemplos de situações de conflito de valores?

11. A superação de conflitos de valores depende de que fatores?

12. O que é a moral?

13. O que é a ética?

14. Por que razão a vida em sociedade exige regras morais?

15. O relativismo moral é eticamente sustentável?

16. O que é um dilema moral?

17. Temos o dever ético de sermos autónomos?

18. Quais são os fundamentos das éticas deontológicas?

19. Qual é o critério moral da ética deontológica de Kant?

20. Quais são os fundamentos das éticas teleológicas (consequencialistas)?

21. Qual é o critério moral da ética teleológica (consequencialista) de Stuart Mill?

22. Segundo Kant, por que razão a moralidade é imposta a cada ser humano de forma categórica?

23. Quais são as formulações do imperativo categórico? Qual a relação entre as duas fórmulas do Imperativo Categórico?

24. Que objeções se podem colocar à teoria ética de Kant?



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Recursos:
A ética deontológica de Kant - síntese

Ficha formativa sobre a ética de Kant (trata-se de uma versão mais pequena da ficha trabalhada em grupo).
Ficha formativa sobre a ética de Kant - correção


TESTE MODELO SOBRE OS VALORES ÉTICOS

Para preparar o teste 4 convém analisar em profundidade o teste 3:

Testes sobre os valores (com as respetivas correções):

Teste 3 10D
Teste 3 10E 


Vídeos:

A Moral e a Ética


A ética deontológica de Kant





Mapas conceptuais:
(Clicar nas imagens para aumentar)


A Moral e a Ética
A Moral

A Ética

A Ética Deontológica e a Ética Teleológica



A Pessoa de acordo com Kant


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