segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como construir mapas conceptuais





O que são mapas conceptuais?

O mapa conceptual é uma forma muito particular de organizar os conhecimentos: visa representar relações significativas entre ideias. Podemos dizer que é um esquema que resume um conjunto de informações de forma significativa.
Os mapas conceptuais são “árvores” onde as ideias estão organizadas de forma hierárquica, isto é, os conceitos mais gerais, mais amplos, situam-se na parte superior do mapa. A partir do topo são colocadas sucessivamente, por ordem de importância, as outras ideias.

Os mapas conceptuais:
- Facilitam a aprendizagem, porque a sua construção implica uma organização dos conhecimentos, o que exige compreensão e criatividade por parte de quem os desenha.
- Depois de construídos, permitem a visualização fácil das relações entre conceitos, o que favorece a compreensão e a revisão das matérias.
- Eliminados os aspectos secundários, a informação repetida, ficam destacadas as ideias essenciais e as relações entre si.

Como se constroem mapas conceptuais:

Os mapas conceptuais exprimem graficamente a relação entre conceitos. Mais importante do que memorizar os mapas é construí-los. É o trabalho de os elaborar que te vai permitir integrar os novos conhecimentos com as informações que possuis relacionadas com o assunto.

Vamos descrever o processo em etapas:
1.° Escreve o conceito - chave.
2.° Identifica os conceitos principais.
3.° Ordena estes conceitos tendo em conta a sua importância.
4.° Traça uma linha entre os conceitos que estão relacionados.
5.° Escolhe as palavras de ligação. A seleção destas palavras é central neste trabalho.
6.° Põe um círculo à volta dos conceitos.
7.° Regista, se for caso disso, exemplos que não devem ser circundados.


Depois de cumpridas estas etapas, deverás refazer o mapa que construíste. O objectivo principal não é melhorar a apresentação gráfica, é levar-te a repensar no que fizeste, o que te poderá conduzir a introduzir modificações, tornando-o mais explícito. Podes ter necessidade de fazer mais do que duas versões, pois as revisões que se fazem levam a um maior aperfeiçoamento, o que é muito positivo.
O mapa final deverá ser apresentado com clareza, estar limpo e bem legível.

Em esquema, um mapa conceptual terá esta estrutura: 





MONTEIRO, M.M., Como Tirar Apontamentos e Fazer Esquemas, Porto Editora, 2002,p.63,68,97-104
http://biblioteca.esjbv.pt/ficheiros/dossier_aluno/mapas_conceptuais.pdf


Mais exemplos de mapas conceptuais (faz clique nas imagens para aumentar):







____________
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual



Software:

CmapTools

Lucidchart (Altamente recomendado - tem uma versão gratuita que pode ser integrada na Google Drive e permite construir mapas conceptuais com até 60 elementos).

Sem comentários:

Enviar um comentário