O que se pretende com este trabalho
Este trabalho consiste num
projecto iniciação à pesquisa e análise filosófica, no âmbito da área temática
proposta.
Assim, para além da
aprendizagem dos conteúdos tratados, o trabalho tem por objectivos:
Desenvolver e melhorar
competências:
discursivas
de conceptualização
de problematização
de argumentação
de compreensão
de dissertação
|
Desenvolver e melhorar
capacidades de:
Recolher e organizar
informação e utilizá-la de modo crítico
Dominar com rigor os
conceitos filosóficos fundamentais
Analisar textos de carácter
argumentativo
Compor textos de carácter
argumentativo
Intervir oralmente/Participar
em debates
|
É muito importante compreender
que este trabalho obriga os alunos a serem responsáveis e intelectualmente
honestos. Investigar é procurar resposta para o problema que nos propusemos
tratar. Só é possível pela compreensão pessoal e crítica e pela capacidade da
sua comunicação. Traduzindo: copiar é vigarice e incapacidade de explicar o que
se escreveu apenas significa que não se investigou nada.
O objectivo do trabalho
consiste em aprender a investigar em Filosofia, desenvolvendo processos
autónomos de reflexão. Trata-se obviamente de um processo que se desenvolve ao longo das suas fases de execução. Um
acompanhamento mais próximo permite corrigir eventuais insuficiências.
Orientação para a fase de projecto.
Antes de começar, é necessário
ter uma visão global do trabalho a desenvolver. É o projecto de investigação que define tudo o que se fará em seguida.
Exige portanto escolhas
fundamentadas e todas as dúvidas deverão ser esclarecidas antes da sua
conclusão.
O projecto deverá clarificar:
1. Qual é o tema ou problema
(filosófico) da investigação e justificar a escolha.
2. As fontes de apoio para o
trabalho (bibliográficas e outras).
3. A estrutura do trabalho
(esboço de índice, sequência de temas…).
3. Os procedimentos (método a
utilizar, actividades a desenvolver).
4. Um calendário de tarefas.
A escolha do tema
Definir o problema e a
pergunta de partida com rigor e clareza.
Definição do que se pretende
fazer no trabalho.
Estrutura (índice, partes em
que se divide e sua sequência)
|
Gosto do tema?
É um problema filosófico?
É interessante e importante?
Está definido com clareza e
rigor?
Não é demasiado vasto?
Sei onde começa e acaba?
Sou capaz de estabelecer um
plano de resposta ao problema (sequência de sub-temas, “partes” interligadas,
método de trabalho)?
Tenho consciência de onde me
estou a meter? Sei como vou fazer?
Tenho tempo para fazer o que
me propus?
|
As fontes e os recursos
Fontes bibliográficas.
Fontes em suporte
informático.
Especialistas.
Outros.
|
Como encontrar, recolher e
seleccionar informação adequada e pertinente?
Compreendo os textos?
Como torno “meu” aquilo que
outros escreveram? Como me aproprio dos textos?
Como cito e respeito as
fontes e as integro no meu texto pessoal?
|
O calendário
Ter os prazos em atenção e
programar as fases do trabalho no tempo.
|
Programar
“vendo o filme ao contrário”:
1. Qual é a data de entrega
do trabalho?
2. Para atingir esse
objectivo, quando devo terminar a redacção do trabalho (dar tempo para
organizar bibliografia, índice, tratar da encadernação, etc.)?
3. Para atingir o objectivo
anterior, até que data devo ter os materiais lidos e os apontamentos pessoais
elaborados?
4. Para atingir o objectivo
anterior, quando devo ter reunidos e seleccionados os materiais necessários à
investigação?
5. Para atingir o objectivo
anterior, até quando devo ter bem definido o tema e o plano da pesquisa?
|
PROCEDA À AVALIAÇÃO DO SEU PROJECTO/PLANO
CONSIDERANDO OS SEGUINTES ITENS:
1
|
Identificação do
tema/problema
- é um
tema/problema filosófico
- está
correctamente formulado
- questões
da investigação correctamente formuladas
|
2
|
Justificação da escolha
(interesse e relevância do problema, justificação da opção pessoal)
|
3
|
Desenvolvimento
- revela
consciência das tarefas a realizar
- revela
coerência entre o tema/problema e os propósitos da investigação e organização
do trabalho
|
4
|
Estrutura e expressão escrita
- organização,
encadeamento e estrutura do discurso
- qualidade
da expressão escrita
|
5
|
Apresentação formal
- Apresentação,
arrumação, limpeza, legibilidade
- Clareza
estrutural (índice, títulos, numeração, organização)
|
6
|
Identificação das fontes.
Referências bibliográficas
- referências
adequadas aos conteúdos do projecto
- referência
formalmente correcta
|
Ana Ávila da Silva / Florbela Veríssimo Pires, Maleta de Filosofia
Sem comentários:
Enviar um comentário