quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Guião de apoio ao trabalho

O que se pretende com este trabalho

Este trabalho consiste num projecto iniciação à pesquisa e análise filosófica, no âmbito da área temática proposta.
Assim, para além da aprendizagem dos conteúdos tratados, o trabalho tem por objectivos:

Desenvolver e melhorar competências:

discursivas
de conceptualização
de problematização
de argumentação
de compreensão
de dissertação

Desenvolver e melhorar capacidades de:

Recolher e organizar informação e utilizá-la de modo crítico
Dominar com rigor os conceitos filosóficos fundamentais
Analisar textos de carácter argumentativo
Compor textos de carácter argumentativo
Intervir oralmente/Participar em debates


É muito importante compreender que este trabalho obriga os alunos a serem responsáveis e intelectualmente honestos. Investigar é procurar resposta para o problema que nos propusemos tratar. Só é possível pela compreensão pessoal e crítica e pela capacidade da sua comunicação. Traduzindo: copiar é vigarice e incapacidade de explicar o que se escreveu apenas significa que não se investigou nada.

O objectivo do trabalho consiste em aprender a investigar em Filosofia, desenvolvendo processos autónomos de reflexão. Trata-se obviamente de um processo que se desenvolve ao longo das suas fases de execução. Um acompanhamento mais próximo permite corrigir eventuais insuficiências.


Orientação para a fase de projecto.

Antes de começar, é necessário ter uma visão global do trabalho a desenvolver. É o projecto de investigação que define tudo o que se fará em seguida.
Exige portanto escolhas fundamentadas e todas as dúvidas deverão ser esclarecidas antes da sua conclusão.
O projecto deverá clarificar:
1. Qual é o tema ou problema (filosófico) da investigação e justificar a escolha.
2. As fontes de apoio para o trabalho (bibliográficas e outras).
3. A estrutura do trabalho (esboço de índice, sequência de temas…).
3. Os procedimentos (método a utilizar, actividades a desenvolver).
4. Um calendário de tarefas.

A escolha do tema

Definir o problema e a pergunta de partida com rigor e clareza.

Definição do que se pretende fazer no trabalho.

Estrutura (índice, partes em que se divide e sua sequência)

Gosto do tema?
É um problema filosófico?
É interessante e importante?
Está definido com clareza e rigor?
Não é demasiado vasto?
Sei onde começa e acaba?
Sou capaz de estabelecer um plano de resposta ao problema (sequência de sub-temas, “partes” interligadas, método de trabalho)?
Tenho consciência de onde me estou a meter? Sei como vou fazer?
Tenho tempo para fazer o que me propus?

As fontes e os recursos

Fontes bibliográficas.
Fontes em suporte informático.
Especialistas.
Outros.


Como encontrar, recolher e seleccionar informação adequada e pertinente?

Compreendo os textos?
Como torno “meu” aquilo que outros escreveram? Como me aproprio dos textos?

Como cito e respeito as fontes e as integro no meu texto pessoal?

O calendário

Ter os prazos em atenção e programar as fases do trabalho no tempo.
Programar “vendo o filme ao contrário”:

1. Qual é a data de entrega do trabalho?
2. Para atingir esse objectivo, quando devo terminar a redacção do trabalho (dar tempo para organizar bibliografia, índice, tratar da encadernação, etc.)?
3. Para atingir o objectivo anterior, até que data devo ter os materiais lidos e os apontamentos pessoais elaborados?
4. Para atingir o objectivo anterior, quando devo ter reunidos e seleccionados os materiais necessários à investigação?
5. Para atingir o objectivo anterior, até quando devo ter bem definido o tema e o plano da pesquisa?

PROCEDA À AVALIAÇÃO DO SEU PROJECTO/PLANO CONSIDERANDO OS SEGUINTES ITENS:              

1
Identificação do tema/problema
-       é um tema/problema filosófico
-       está correctamente formulado
-       questões da investigação correctamente formuladas

2
Justificação da escolha (interesse e relevância do problema, justificação da opção pessoal)

3
Desenvolvimento
-       revela consciência das tarefas a realizar
-       revela coerência entre o tema/problema e os propósitos da investigação e organização do trabalho
4
Estrutura e expressão escrita
-       organização, encadeamento e estrutura do discurso
-       qualidade da expressão escrita
5
Apresentação formal
-       Apresentação, arrumação, limpeza, legibilidade
-       Clareza estrutural (índice, títulos, numeração, organização)
6
Identificação das fontes. Referências bibliográficas
-       referências adequadas aos conteúdos do projecto
-       referência formalmente correcta

Ana Ávila da Silva / Florbela Veríssimo Pires, Maleta de Filosofia


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