terça-feira, 12 de novembro de 2013

Teoria do Silogismo

O silogismo Categórico

Definição de Silogismo Categórico -  O silogismo categórico é uma inferência dedutiva, composta por três proposições categóricas - duas premissas e a conclusão – construídas com base em três termos e só três termos, dois dos quais - o termo maior e o termo menor – ocorrem nas premissas e na conclusão. O terceiro termo – o termo médio – ocorre em ambas as premissas, não podendo ocorrer na conclusão. O termo maior é o predicado da conclusão; O termo menor é o sujeito da conclusão. À premissa onde ocorre o termo maior, chama-se premissa maior; À premissa onde ocorre o termo menor, chama-se premissa menor. O silogismo tem a seguinte estrutura:










Regras de validade silogística

Regras para os termos

O silogismo tem três termos e só três termos.
2
Nenhum termo pode estar distribuído na conclusão sem o estar nas premissas.
3
O termo médio tem que estar distribuído pelo menos uma vez.
4
O termo médio não pode ocorrer na conclusão.
Regras para as proposições
5
De duas premissas afirmativas não se pode tirar uma conclusão negativa.
6
De duas premissas negativas nada se pode concluir.
7
A conclusão segue sempre a parte mais fraca: se uma das premissas é particular, a conclusão é particular; Se uma das premissas é negativa, a conclusão é negativa.
8
De duas premissas particulares nada se pode concluir.


As figuras do silogismo
Como existem quatro tipos de proposição (A;E;I e O), o termo médio pode ocorrer no silogismo em quatro posições diferentes, o que vai ter consequências ao nível da posição dos termos maior e menor e, também, no tipo de proposição que pode ocorrer em cada uma dessas quatro configurações do silogismo para que o mesmo seja válido, ou seja, não viole nenhuma das regras de validade silogística. A essas quatro configurações chama-se figuras do silogismo: 

As Figuras do Silogismo 
1ª Figura
SP
2ª Figura
PP
3ª Figura
SS
4ª Figura
PS
       M P
     S M
________________
       S P 

           P M
         S M
________________
        S P 
        M P
    M  S
_____________
     S P
    P M
   M S
______________
    P


Para além das quatro figuras do silogismo, temos ainda que considerar, no que respeita à configuração dos silogismos, a forma como os diversos tipos de proposição ocorrem no silogismo: a isto chama-se modo do silogismo. Torna-se assim possível analisar a estrutura formal de um silogismo e decidir da sua validade formal, atendendo apenas à sua figura e ao seu  modo.

Atendendo à combinação dos diversos elementos relativos à figura e ao modo do silogismo, chegamos à conclusão de que existem 256 silogismos possíveis. Destes só são válidos 24 e como neste número se contam 5 silogismos redundantes (um silogismo redundante é um silogismo que tem uma conclusão particular, quando poderia ter uma conclusão universal), chega-se à conclusão de que só existem 19 silogismos úteis, ou seja, com força demonstrativa.



Os Modos Válidos do Silogismo 
1ª Figura

AAA
EAE
AII
EIO
Redundantes:
AAI
EAO
2ª Figura

EAE
AEE
EIO
AOO
Redundantes:
EAO
AEO

3ª Figura

AAI
EAO
IAI
AII
OAO
EIO

4ª Figura

AAI
AEE
IAI
EAO
EIO
Redundante:
AEO

Fichas:

Sem comentários:

Enviar um comentário