quinta-feira, 1 de março de 2018

Teste 4 - Matriz

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Conteúdos/ Objetivos:
Conteúdos
Unidade 1 - Iniciação à atividade filosófica


1.1.7. A especificidade da filosofia.
1.1.7.1. A filosofia como uma atividade crítica.
1.1.7.2. A filosofia como um saber problematizante.
1.2. Quais são as questões da filosofia?
1.2.1. Os diversos tipos de questão.
1.2.1.1. As características das questões filosóficas: a) respostas abertas ao questionamento (as questões filosóficas nunca têm uma resposta unívoca; b) universalidade; c) abstração.
1.3.4. Os argumentos.
1.3.4.1. Produção, discussão e análise crítica de argumentos.


Unidade 2 - A ação humana: análise e compreensão do agir



Capítulo 1 A rede conceptual da ação.



2.1.1. Distinção entre ação e acontecimento.

2.1.2.1. A distinção entre fazer e agir. A distinção entre atos voluntários e atos involuntários.

2.1.2.1.1. Os elementos constitutivos da ação: agente, motivo, intenção e consequências da ação.

Capítulo 2 - Determinismo e Liberdade da ação humana

2.2. O Problema do livre-arbítrio.

2.2.1. Definição do conceito de livre-arbítrio.

2.2.2. Formulação do problema do livre-arbítrio.

2.2.3. Teorias sobre o livre-arbítrio (respostas ao problema do livre arbítrio):

2.2.3.1. O determinismo radical.

2.2.3.3. O libertismo.

2.2.3.4. O determinismo moderado.



Unidade 3 - Os valores - Análise e compreensão da experiência valorativa


Capítulo 1 - Valores e valoração: a questão dos critérios valorativos.

3.3. A Valoração: juízos de facto e juízos de valor.
3.3.1. Os diversos tipos de valor.
3.3.1.1. Valores básicos e valores superiores/ valores sensíveis e valores espirituais.
3.4. O problema da natureza dos valores: o objetivismo axiológico, o subjetivismo axiológico e o estruturalismo (a conceção relacional dos valores).
3.5.Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas.
3.5.1. Os padrões culturais e a identidade cultural.
3.5.2. O multiculturalismo e as diversas posições face à diversidade cultural: etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo.

Objetivos

1. Explicar a atitude filosófica;
2. Identificar os diversos tipos de questão utilizados na Filosofia;
3. Distinguir as questões filosóficas dos outros tipos de questão;
4. Definir o conceito de argumento;
5. Identificar premissas e conclusão dos argumentos;
6. Identificar os diversos tipos de argumento (argumentos dedutivos, indutivos, por analogia e de autoridade);
6. Aplicar critérios de análise de argumentos na análise crítica de argumentos (ver a "grelha para análise de um argumento");
7. Problematizar e identificar problemas filosóficos;
8. Definir e relacionar os conceitos de agente, motivo, intenção e consequências (da ação);
9. Relacionar os conceitos de acontecimento e ação;
10. Distinguir atos voluntários e involuntários;
11. Explorar o problema do livre-arbítrio;
12. Caracterizar o determinismo radical e analisar as suas limitações;
13. Caracterizar o libertismo e analisar as suas limitações;
14. Caracterizar o compatibilismo (determinismo moderado) e analisar as suas limitações.
15. Definir o conceito de valor.
16. Compreender a relação entre a ação humana e os valores;
17. Compreender de que modo os valores podem orientar e guiar o agir.
18. Caracterizar os valores tendo em conta as suas principais características: matéria, polaridade e hierarquia;
19. Caracterizar e distinguir juízos de facto e juízos de valor;
20. Identificar e distinguir os diversos tipos de valor.
21. Explorar o problema da natureza dos valores.
22. Caracterizar o subjetivismo axiológico e analisar as suas limitações.
23. Caracterizar o objetivismo axiológico e analisar as suas limitações.
24. Caracterizar o estruturalismo e analisar as suas limitações.
25. Definir a cultural.
26. Definir o conceito de padrão cultural.
27. Definir o conceito de identidade cultural.
28. Explicar que o homem é produto e produtor da cultura.
29. Explicar e problematizar as diversas posições sobre a diversidade cultural: etnocentrismo, relativismo cultural e interculturalismo.
30. Identificar os pressupostos de teses (opiniões);
31. Posicionar-se criticamente perante teses (opiniões);
32. Posicionar-se criticamente perante argumentos;
33. Interpretar textos filosóficos, identificando problema, tese e argumentos;
34. Construir argumentações sólidas.
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Estrutura do teste:

Grupo I - 10 questões de escolha múltipla.


Grupo II


             II.1. Análise de um texto tendo em conta:

              a) o tema/problema;
              b) a tese;
              c) os argumentos;
              d) uma posição crítica perante os argumentos.
            II.2. Análise de um texto sobre a temática da ação e dos valores (com  2 questões de resposta restrita).

Grupo III - 1 questão de desenvolvimento (que pressupõe a colocação de uma questão filosófica,  a formulação de uma tese e a elaboração de argumentos que sustentem a tese). (Min. de 250 palavras).
____________________ Para aprender a construir textos argumentativos consultar:

 Como estruturar um texto argumentativo


Em relação à construção de questões filosóficas, é importante que essa construção seja feita de acordo com os seguintes parâmetros:



Aprender a filosofar: as questões filosóficas

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Apresentações

















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Baralho de Flashcard criado por Paulo Gomes com GoConqr

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