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Conteúdos/ Objetivos:
Conteúdos
Unidade 1 - Iniciação à atividade filosófica1.1.7. A especificidade da filosofia.
1.1.7.1. A filosofia como uma atividade crítica.
1.1.7.2. A filosofia como um saber problematizante.
1.2. Quais são as questões da filosofia?
1.2.1. Os diversos tipos de questão.
1.2.1.1. As características das questões filosóficas: a) respostas abertas ao questionamento (as questões filosóficas nunca têm uma resposta unívoca; b) universalidade; c) abstração.
1.3.4. Os argumentos.
1.3.4.1. Produção, discussão e análise crítica de argumentos.
Unidade 2 - A ação humana:
análise e compreensão do agir
Capítulo
1 A rede conceptual da ação.
2.1.1. Distinção entre ação e acontecimento.
2.1.2.1. A distinção
entre fazer e agir. A distinção entre atos voluntários e atos involuntários.
2.1.2.1.1. Os
elementos constitutivos da ação: agente, motivo, intenção e consequências da
ação.
Capítulo
2 - Determinismo e Liberdade da ação
humana
2.2. O Problema do
livre-arbítrio.
2.2.1. Definição do
conceito de livre-arbítrio.
2.2.2. Formulação do
problema do livre-arbítrio.
2.2.3. Teorias sobre
o livre-arbítrio (respostas ao problema do livre arbítrio):
2.2.3.1. O
determinismo radical.
2.2.3.3. O
libertismo.
2.2.3.4. O
determinismo moderado.
Unidade 3 - Os valores - Análise
e compreensão da experiência valorativa
Capítulo
1 - Valores e valoração: a questão dos critérios valorativos.
3.3. A Valoração:
juízos de facto e juízos de valor.
3.3.1. Os diversos
tipos de valor.
3.3.1.1. Valores
básicos e valores superiores/ valores sensíveis e valores espirituais.
3.4. O problema da
natureza dos valores: o objetivismo axiológico, o subjetivismo axiológico e o
estruturalismo (a conceção relacional dos valores).
3.5.Valores e cultura
– a diversidade e o diálogo de culturas.
3.5.1. Os padrões
culturais e a identidade cultural.
3.5.2. O
multiculturalismo e as diversas posições face à diversidade cultural:
etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo.
Objetivos
1. Explicar a atitude
filosófica;
2. Identificar os
diversos tipos de questão utilizados na Filosofia;
3. Distinguir as
questões filosóficas dos outros tipos de questão;
4. Definir o conceito
de argumento;
5. Identificar
premissas e conclusão dos argumentos;
6. Identificar os
diversos tipos de argumento (argumentos dedutivos, indutivos, por analogia e de
autoridade);
6. Aplicar critérios
de análise de argumentos na análise crítica de argumentos (ver a "grelha
para análise de um argumento");
7. Problematizar e
identificar problemas filosóficos;
8. Definir e
relacionar os conceitos de agente, motivo, intenção e consequências (da ação);
9. Relacionar os
conceitos de acontecimento e ação;
10. Distinguir atos voluntários e
involuntários;
11. Explorar o problema do livre-arbítrio;
12. Caracterizar o
determinismo radical e analisar as suas limitações;
13. Caracterizar o
libertismo e analisar as suas limitações;
14. Caracterizar o
compatibilismo (determinismo moderado) e analisar as suas limitações.
15. Definir o conceito de valor.
16. Compreender a relação entre a ação humana e
os valores;
17. Compreender de que modo os valores podem orientar e guiar o agir.
18. Caracterizar os valores tendo em conta as
suas principais características: matéria, polaridade e hierarquia;
19. Caracterizar e distinguir juízos de facto e
juízos de valor;
20. Identificar e
distinguir os diversos tipos de valor.
21. Explorar o
problema da natureza dos valores.
22. Caracterizar o
subjetivismo axiológico e analisar as suas limitações.
23. Caracterizar o
objetivismo axiológico e analisar as suas limitações.
24. Caracterizar o
estruturalismo e analisar as suas limitações.
25. Definir a
cultural.
26. Definir o
conceito de padrão cultural.
27. Definir o
conceito de identidade cultural.
28. Explicar que o
homem é produto e produtor da cultura.
29. Explicar e
problematizar as diversas posições sobre a diversidade cultural: etnocentrismo,
relativismo cultural e interculturalismo.
30. Identificar os pressupostos de teses
(opiniões);
31. Posicionar-se
criticamente perante teses (opiniões);
32. Posicionar-se
criticamente perante argumentos;
33. Interpretar
textos filosóficos, identificando problema, tese e argumentos;
34. Construir
argumentações sólidas.
______________Estrutura do teste:
Grupo I - 10 questões de escolha múltipla.
Grupo II
II.1. Análise de um texto tendo em conta:
a) o tema/problema;
b) a tese;
c) os argumentos;
d) uma posição crítica perante os argumentos.
II.2. Análise de um texto sobre a temática da ação e dos valores (com 2 questões de resposta restrita).
Grupo III - 1 questão de desenvolvimento (que pressupõe a colocação de uma questão filosófica, a formulação de uma tese e a elaboração de argumentos que sustentem a tese). (Min. de 250 palavras).
____________________ Para aprender a construir textos argumentativos consultar:
Como estruturar um texto argumentativo
Em relação à construção de questões filosóficas, é importante que essa construção seja feita de acordo com os seguintes parâmetros:
Aprender a filosofar: as questões filosóficas
_______
Recursos
Apresentações
Os valores from Paulo Gomes
Fichas
Cartas de Estudo
Baralho de Flashcard criado por Paulo Gomes com GoConqr
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