domingo, 8 de dezembro de 2019

Testes 2 - Matriz - 10º Ano - Recorrente - Módulo 1

Filosofia - 10º ano


O teste terá a duração de 90 minutos.

Estrutura do teste:
Grupo I - 20 questões de escolha múltipla.
Grupo II - 2 questões

Recursos - Apresentações exploradas nas aulas




Objectivos:

1. Definir etimologicamente o termo 'Filosofia';
2. Analisar situações que permitam comparar a atitude dos homens comuns com a atitude do filósofo;
3. Refletir sobre o exemplo de Sócrates;
4. Reconhecer a importância filosófica do espanto/da admiração (o reconhecimento da ignorância); (Apresentação sobre a especificidade da Filosofia).
5. Caracterizar a filosofia como uma busca da verdade;
6. Caracterizar o senso comum;
7. Distinguir a filosofia do senso comum; (Apresentação sobre a alegoria da caverna e o senso comum + Apresentação sobre a especificidade da Filosofia).
 8. Caracterizar a filosofia a partir das suas principais características (radicalidade; autonomia; historicidade e universalidade);
9. Explicar a alegoria da caverna; (O texto da alegoria da caverna + vídeo). (Apresentação sobre a alegoria da caverna e o senso comum).
10. Explicar a atitude filosófica;
11. Problematizar a utilidade da Filosofia;
12. Formular o problema do livre-arbítrio, justificando a sua pertinência filosófica.
13. Enunciar as teses do determinismo radical, do compatibilismo (determinismo moderado) e  e libertismo enquanto respostas ao problema do livre-arbítrio.
14. Avaliar as teorias sobre o livre-arbítrio (posicionando-se criticamente em relação a elas).
15. Distinguir atos voluntários e atos involuntários.
16. Reconhecer que os atos voluntários são sempre conscientes e que os atos involuntários podem ser conscientes ou inconscientes.
17. Compatibilizar a liberdade com a causalidade (aplicar o compatibilismo à compreensão da vida quotidiana).
18. Explicar a afirmação: 'Nem todos os atos do homem são atos humanos'.
19. Explicar a afirmação: 'Nós não somos livres para escolhermos deixa de ser livres'.
20. Identificar os pressupostos de teses (opiniões);
21. Posicionar-se criticamente perante teses (opiniões);
22. Interpretar textos filosóficos;
23. Construir argumentações sólidas.

Recursos digitais:

1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar.
                          





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