Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva
Introdução
___________________________________
Objectivos:
Analisar a noção de conhecimento.
Definir o conceito de conhecimento.
Analisar a noção de verdade.
Definir o conceito de verdade.
Descrever o processo de conhecimento como uma relação sujeito-objeto.
Distinguir conhecimento a priori de conhecimento a posteriori.
Atividade 1:
Trabalho de pares.
1 - De acordo com o vídeo, o que distingue a realidade da ilusão?
2 - No final do vídeo são feitas afirmações sobre o poder da mente sobre a realidade. A mente pode alterar a realidade? Como?
__________________________________________________
Atividade 2:
1 - Numa palavra: o que é conhecer?
2 - Quando é que podemos dizer que conhecemos algo?
______________________
Atividade 3:
1 - O que é a verdade?
2 - Como é que podemos saber se uma proposição é verdadeira?
_______________________
Trabalho de pares
1 - O que é conhecer? O que é o conhecimento?
2 - O que é a verdade?
3 - Pode existir um conhecimento e uma verdade válidos para todos?
4 - Como seria se a verdade fosse:
4.1. Uma cor;
4.2. Um número / ‘algo’ matemático;
4.3. Uma música;
4.4. Uma forma;
4.4. Uma forma;
4.5. Um desporto / Um jogo.
____________________________________________
____________________________________________
Conhecimento a priori e conhecimento a posteriori
O conceito de verdade
_________________________________
Atividade 5:
1. Elaborar um mapa conceptual que articule os conceitos deste post.
2. Construir um glossário dos conceitos representados no mapa conceptual.
___
Lino - 11A1
Lino - 11C3
Sem comentários:
Enviar um comentário