quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Recorrente - 10º Ano - Módulo 1 - Teste 1 - Matriz

Filosofia - 10º ano


O teste terá a duração de 90 minutos.

Estrutura do teste:
Grupo I - 20 questões de escolha múltipla.
Grupo II - 2 questões

Recursos - Apresentações exploradas nas aulas.


Conteúdos:

1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar.
1.1.1. O que é a filosofia?
1.1.2. A definição etimológica do termo 'Filosofia'.
1.1.3. A alegoria da caverna.
1.1.4. O espanto como a origem da filosofia: a importância filosófica do reconhecimento da ignorância.
1.1.5. A especificidade da filosofia.


1.2. Senso comum e filosofia.
1.2.1. As principais características do senso comum.
1.2.2. As principais características da filosofia: radicalidade, autonomia, historicidade e universalidade.

Conceitos:

Autonomia       Alegoria  
Especificidade   (especificidade da Filosofia)
Filosofia
Historicidade      Heteronomia
Pensar   (pensar por si próprio)
Pressuposto(s)
Radicalidade        Reflexão      Senso Comum
Universalidade   Utilidade da Filosofia


Objectivos:

1. Definir etimologicamente o termo 'Filosofia';
2. Analisar situações que permitam comparar a atitude dos homens comuns com a atitude do filósofo;
3. Refletir sobre o exemplo de Sócrates;
4. Reconhecer a importância filosófica do espanto/da admiração (o reconhecimento da ignorância); (Apresentação sobre a especificidade da Filosofia).
5. Caracterizar a filosofia como uma busca da verdade;
6. Caracterizar o senso comum;
7. Distinguir a filosofia do senso comum; (Apresentação sobre a alegoria da caverna e o senso comum + Apresentação sobre a especificidade da Filosofia).
 8. Caracterizar a filosofia a partir das suas principais características (radicalidade; autonomia; historicidade e universalidade);
9. Explicar a alegoria da caverna; (O texto da alegoria da caverna + vídeo). (Apresentação sobre a alegoria da caverna e o senso comum).
10. Explicar a atitude filosófica;
11. Problematizar a utilidade da Filosofia;
12. Identificar os pressupostos de teses (opiniões);
13. Posicionar-se criticamente perante teses (opiniões);
14. Interpretar textos filosóficos;
15. Construir argumentações sólidas.

Recursos digitais:
                          






                  A Utilidade da Filosofia

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